Se você acha que o licor Bailey’s, a cerveja Guinness, o leite de excepcional qualidade, o trevo de quatro folhas, o duende e São Patrício (St. Patrick’s) são os símbolos mais fortes da Irlanda, acertou. Mas, não totalmente. Acrescente a essa célebre lista o uísque JAMESON, que por sua suavidade e uma fusão dos sabores baunilha, madeira de carvalho e mel, com um toque picante, de caramelo e avelã, agrada paladares tanto de homens como de mulheres no mundo inteiro.
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A história
Tudo começou em 1780 quando o escocês John Jameson adquiriu a pequena destilaria de Bow Street, localizada na cidade irlandesa de Dublin, e passou a fabricar seus próprios uísques seguindo o método irlandês de destilação. Sua preocupação em produzir um uísque de qualidade superior era tamanha que ele comprou os melhores equipamentos da época, só utilizava ingredientes selecionados (tradição que perdura até os dias de hoje) e selecionava pessoalmente a cevada e os barris de carvalho, não importando quanto custariam. Além disso, enquanto os uísques escoceses eram destilados duas vezes, ele em sua incessante busca pela qualidade máxima submetia o JAMESON Irish Whiskey a um processo de tripla destilação. O resultado de tanto cuidado era um uísque extremamente suave e saboroso, muito agradável ao paladar. Em 1810, seu filho, John II, expandiu a destilaria John Jameson & Son, que se tornou uma das maiores e mais importantes da Irlanda.
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John Jameson faleceu em 1823 e seus descendentes deram continuidade ao lema criado por ele: “Sine Metu” (“Sem Medo”), frase presente no brasão estampado em cada rótulo da garrafa do uísque até os dias de hoje. Nos anos seguintes, seu outro filho, John III, tratou de expandir a marca JAMESON pelos mercados internacionais. O uísque JAMESON fez grande sucesso até começar a vigorar a Lei Seca nos Estados Unidos, mercado que pelo grande número de imigrantes irlandeses era um dos mais importantes para marca. Com a revogação da lei a marca voltou a crescer no mercado americano.
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Nas décadas seguintes, seu sabor suave e harmonioso permitia uma variedade de combinações, desde drinques clássicos à inovadores, fazendo com que a popularidade e também a demanda pelo uísque crescesse no mundo inteiro. Uma dessas combinações, em virtude da versatilidade do uísque, foi a principal responsável por tornar o JAMESON tão popular: o irish coffee (café irlandês), fusão do café e do uísque irlandês coberto com uma camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda. Vivendo momentos atribulados na década de 60, a JAMESON uniu forças com suas rivais Cork Distillers e John Powers para formar o Irish Distillers Group em 1966.
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A marca irlandesa foi adquirida pelo grupo francês Pernod Ricard em 1988, e nos anos seguintes ganhou força internacional, aumentando sua distribuição e investindo em campanhas publicitárias para se tornar uma marca global. O resultado: em 1995, as vendas do uísque irlandês chegaram aos 10 milhões de garrafas, ajudando à JAMESON a ingressar no seleto grupo das 100 marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas do mundo. Em 2004 a JAMESON foi eleita como a marca de uísque de mais rápido crescimento no mundo, com suas vendas atingindo, em 2006, 2 milhões de caixas. Além disso, foi o uísque que mais cresceu no mercado americano na última década; e recentemente apresenta grande crescimento em mercados importantes do segmento como Rússia, África do Sul e França.
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A marca organiza uma das maiores festas do mundo no dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), batizada de Jameson Global Party, acontece simultaneamente em 20 países, como Irlanda, África do Sul e Bulgária. Tudo isso com transmissão ao vivo pela Internet nas mais diferentes redes sociais. Além disso, patrocina o The Jameson Dublin International Film Festival, criado em 2003, e que já é considerado um evento internacional dos mais importantes no segmento, atraindo cinéfilos de todas as partes do mundo e vários artistas famosos. Nesse festival internacional de filmes, o cinema é visto como arte e recebe obras de vários países, apesar do foco ser os filmes irlandeses.
- -JAMESON, o mais famoso dos irlandesesDificilmente os irlandeses aceitarão, sem demonstrar uma ponta de ofensa, a insinuação de que o uísque escocês possa ser melhor. Se você pensa que o uísque nasceu na Escócia, está redondamente enganado. Na verdade ele surgiu na vizinha Irlanda. E as diferenças são grandes. Nem a grafia é igual: “whiskey” (para irlandeses) e “whisky” (para escoceses). Aliás, o termo é proveniente justamente de uma palavra irlandesa (“uiske beatha”) que significa em gaélico “água da vida”. Mas as diferenças vão muito além de uma simples letra. O uísque irlandês é destilado três vezes, enquanto grande parte da bebida escocesa passa duas vezes pelo processo. Outra característica marcante do irlandês: o uísque mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves. Rivalidades, diferenças e polêmicas à parte, o JAMESON é o uísque irlandês mais vendido do mundo e um dos mais populares do segmento. Atualmente a marca oferece uma ampla variedade de uísques:
● Jameson Original: É o carro-chefe da marca irlandesa, um uísque original envelhecido 8 anos e produzido desde 1780.
● Jameson 12 Year Old Special Reserve: Uísque irlandês envelhecido por no mínimo 12 anos.
● Jameson 18 Year Old Limited Reserve: Criado em 2002, este excepcional uísque envelhecido 18 anos é a mais pura tradução da alta qualidade da destilaria irlandesa.
● Jameson Gold Reserve: Uísque criado em 1996 e envelhecido em barris de carvalho americano virgem.
● Jameson Rarest Vintage Reserve: Edição limitada e extremamente exclusiva dos melhores e mais raros uísques da destilaria.
● Jameson Signature Reserve: Uísque que pode ser encontrado nos Duty Free dos principais aeroportos do mundo.- -Os slogansEasygoing Irish. (2009)
It could just be the taste. (2004)Jameson Irish Whiskey. What’s the Rush?
The spirit of Ireland.
Not a drop is sold till it’s seven years old.
- -Dados corporativos● Origem: Irlanda
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A história
Tudo começou em 1780 quando o escocês John Jameson adquiriu a pequena destilaria de Bow Street, localizada na cidade irlandesa de Dublin, e passou a fabricar seus próprios uísques seguindo o método irlandês de destilação. Sua preocupação em produzir um uísque de qualidade superior era tamanha que ele comprou os melhores equipamentos da época, só utilizava ingredientes selecionados (tradição que perdura até os dias de hoje) e selecionava pessoalmente a cevada e os barris de carvalho, não importando quanto custariam. Além disso, enquanto os uísques escoceses eram destilados duas vezes, ele em sua incessante busca pela qualidade máxima submetia o JAMESON Irish Whiskey a um processo de tripla destilação. O resultado de tanto cuidado era um uísque extremamente suave e saboroso, muito agradável ao paladar. Em 1810, seu filho, John II, expandiu a destilaria John Jameson & Son, que se tornou uma das maiores e mais importantes da Irlanda.
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John Jameson faleceu em 1823 e seus descendentes deram continuidade ao lema criado por ele: “Sine Metu” (“Sem Medo”), frase presente no brasão estampado em cada rótulo da garrafa do uísque até os dias de hoje. Nos anos seguintes, seu outro filho, John III, tratou de expandir a marca JAMESON pelos mercados internacionais. O uísque JAMESON fez grande sucesso até começar a vigorar a Lei Seca nos Estados Unidos, mercado que pelo grande número de imigrantes irlandeses era um dos mais importantes para marca. Com a revogação da lei a marca voltou a crescer no mercado americano.
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Nas décadas seguintes, seu sabor suave e harmonioso permitia uma variedade de combinações, desde drinques clássicos à inovadores, fazendo com que a popularidade e também a demanda pelo uísque crescesse no mundo inteiro. Uma dessas combinações, em virtude da versatilidade do uísque, foi a principal responsável por tornar o JAMESON tão popular: o irish coffee (café irlandês), fusão do café e do uísque irlandês coberto com uma camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda. Vivendo momentos atribulados na década de 60, a JAMESON uniu forças com suas rivais Cork Distillers e John Powers para formar o Irish Distillers Group em 1966.
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A marca irlandesa foi adquirida pelo grupo francês Pernod Ricard em 1988, e nos anos seguintes ganhou força internacional, aumentando sua distribuição e investindo em campanhas publicitárias para se tornar uma marca global. O resultado: em 1995, as vendas do uísque irlandês chegaram aos 10 milhões de garrafas, ajudando à JAMESON a ingressar no seleto grupo das 100 marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas do mundo. Em 2004 a JAMESON foi eleita como a marca de uísque de mais rápido crescimento no mundo, com suas vendas atingindo, em 2006, 2 milhões de caixas. Além disso, foi o uísque que mais cresceu no mercado americano na última década; e recentemente apresenta grande crescimento em mercados importantes do segmento como Rússia, África do Sul e França.
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A marca organiza uma das maiores festas do mundo no dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), batizada de Jameson Global Party, acontece simultaneamente em 20 países, como Irlanda, África do Sul e Bulgária. Tudo isso com transmissão ao vivo pela Internet nas mais diferentes redes sociais. Além disso, patrocina o The Jameson Dublin International Film Festival, criado em 2003, e que já é considerado um evento internacional dos mais importantes no segmento, atraindo cinéfilos de todas as partes do mundo e vários artistas famosos. Nesse festival internacional de filmes, o cinema é visto como arte e recebe obras de vários países, apesar do foco ser os filmes irlandeses.
- -JAMESON, o mais famoso dos irlandesesDificilmente os irlandeses aceitarão, sem demonstrar uma ponta de ofensa, a insinuação de que o uísque escocês possa ser melhor. Se você pensa que o uísque nasceu na Escócia, está redondamente enganado. Na verdade ele surgiu na vizinha Irlanda. E as diferenças são grandes. Nem a grafia é igual: “whiskey” (para irlandeses) e “whisky” (para escoceses). Aliás, o termo é proveniente justamente de uma palavra irlandesa (“uiske beatha”) que significa em gaélico “água da vida”. Mas as diferenças vão muito além de uma simples letra. O uísque irlandês é destilado três vezes, enquanto grande parte da bebida escocesa passa duas vezes pelo processo. Outra característica marcante do irlandês: o uísque mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves. Rivalidades, diferenças e polêmicas à parte, o JAMESON é o uísque irlandês mais vendido do mundo e um dos mais populares do segmento. Atualmente a marca oferece uma ampla variedade de uísques:
● Jameson Original: É o carro-chefe da marca irlandesa, um uísque original envelhecido 8 anos e produzido desde 1780.
● Jameson 12 Year Old Special Reserve: Uísque irlandês envelhecido por no mínimo 12 anos.
● Jameson 18 Year Old Limited Reserve: Criado em 2002, este excepcional uísque envelhecido 18 anos é a mais pura tradução da alta qualidade da destilaria irlandesa.
● Jameson Gold Reserve: Uísque criado em 1996 e envelhecido em barris de carvalho americano virgem.
● Jameson Rarest Vintage Reserve: Edição limitada e extremamente exclusiva dos melhores e mais raros uísques da destilaria.
● Jameson Signature Reserve: Uísque que pode ser encontrado nos Duty Free dos principais aeroportos do mundo.- -Os slogansEasygoing Irish. (2009)
It could just be the taste. (2004)Jameson Irish Whiskey. What’s the Rush?
The spirit of Ireland.
Not a drop is sold till it’s seven years old.
- -Dados corporativos● Origem: Irlanda
● Fundação: 1780
● Fundador: John Jameson
● Fundador: John Jameson
● Sede mundial: Dublin, Irlanda● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A.● Capital aberto: Não● CEO: Alexandre Ricard● Diretor global: Nick Blacknell● Master Destiller: Dave Quinn
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado● Destilarias: 2
● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, aeroportos, Irlanda e Inglaterra● Funcionários: 500
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques irlandeses● Ícones: A tripla destilação
● Slogan: Easygoing Irish.
● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, aeroportos, Irlanda e Inglaterra● Funcionários: 500
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques irlandeses● Ícones: A tripla destilação
● Slogan: Easygoing Irish.
● Website: http://www.jamesonwhiskey.com/
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A marca no mundo
Hoje em dia JAMESON, uísque irlandês mais famoso do mundo e líder absoluto em sua categoria, está presente em 120 países, com vendas anuais superior a 31 milhões de garrafas. A cada segundo são consumidas 20 doses do uísque JAMESON no mundo; isto significa que a cada dia 6 mil garrafas do uísque “evaporam” de sua destilaria. Os maiores mercados da marca são: Estados Unidos, “Travel Retail” (aeroportos), Irlanda, Inglaterra, França, África do Sul e Rússia. Atualmente o uísque é fabricado em uma única destilaria, a Midleton Distillery, na região de Cork, mas misturado e engarrafado na Old Jameson, destilaria original da marca localizada na cidade de Dublin.-Você sabia?
● O bar (na verdade um pub) que mais vende JAMESON no mundo está localizado na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. São aproximadamente 22 garrafas do uísque irlandês todos os dias.
● Um proeminente membro da família Jameson foi Guglielmo Marconi, pioneiro do rádio. A mãe dele era irlandesa e neta do fundador da tradicional destilaria JAMESON.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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A marca no mundo
Hoje em dia JAMESON, uísque irlandês mais famoso do mundo e líder absoluto em sua categoria, está presente em 120 países, com vendas anuais superior a 31 milhões de garrafas. A cada segundo são consumidas 20 doses do uísque JAMESON no mundo; isto significa que a cada dia 6 mil garrafas do uísque “evaporam” de sua destilaria. Os maiores mercados da marca são: Estados Unidos, “Travel Retail” (aeroportos), Irlanda, Inglaterra, França, África do Sul e Rússia. Atualmente o uísque é fabricado em uma única destilaria, a Midleton Distillery, na região de Cork, mas misturado e engarrafado na Old Jameson, destilaria original da marca localizada na cidade de Dublin.-Você sabia?
● O bar (na verdade um pub) que mais vende JAMESON no mundo está localizado na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. São aproximadamente 22 garrafas do uísque irlandês todos os dias.
● Um proeminente membro da família Jameson foi Guglielmo Marconi, pioneiro do rádio. A mãe dele era irlandesa e neta do fundador da tradicional destilaria JAMESON.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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